Sessão Literária

A partir de hoje inicio a Sessão Literária: a cada semana postarei o resumo de um capítulo. Serão abordados livros de relevância filosófica com intuito de inspirar nossa reflexão.

Começo com um clássico da filosofia política contemporânea. A Condição Humana de Hannah Arendt.


1 – A Vita Activa e a Condição Humana

Condição humana não significa natureza humana, mas a condição para determinadas atividades humanas. Dentre estas, a condição humana para a vita activa é a vida, a mundanidade e a pluralidade. Vita Activa, em contraposição à vita contemplativa, corresponde ao labor, ao trabalho e à ação. Labor é o processo biológico do corpo humano, sendo a condição a própria vida – natalidade e mortalidade. Trabalho produz um mundo artificial, não mais natural, de coisas que permanecem objetivamente na vida comum a todos, sendo sua condição a mundanidade. A ação se exerce sem mediação das coisas, somente entre os homens (sempre no plural) através de seus feitos e suas palavras, e, por isso, sua condição é a pluralidade.


Até a próxima Sessão Literária!

Comentários

Dizem que esse livro é bom. O problema é que eu tive uma barreira mental contra ele, e sua respectiva autora, devido à quem me apresentou a ele: Nossa saudosa professora Odila, uma lenda urbana da UDESC de BC. hehe

Abraços

Postagens mais visitadas deste blog

Colombo, em roteiro de visitas, palestra para universitários no Planalto Norte

Festa da Liberdade

Um dos S do Sistema e a Administração Pública