Sessão Literária

A partir de hoje inicio a Sessão Literária: a cada semana postarei o resumo de um capítulo. Serão abordados livros de relevância filosófica com intuito de inspirar nossa reflexão.

Começo com um clássico da filosofia política contemporânea. A Condição Humana de Hannah Arendt.


1 – A Vita Activa e a Condição Humana

Condição humana não significa natureza humana, mas a condição para determinadas atividades humanas. Dentre estas, a condição humana para a vita activa é a vida, a mundanidade e a pluralidade. Vita Activa, em contraposição à vita contemplativa, corresponde ao labor, ao trabalho e à ação. Labor é o processo biológico do corpo humano, sendo a condição a própria vida – natalidade e mortalidade. Trabalho produz um mundo artificial, não mais natural, de coisas que permanecem objetivamente na vida comum a todos, sendo sua condição a mundanidade. A ação se exerce sem mediação das coisas, somente entre os homens (sempre no plural) através de seus feitos e suas palavras, e, por isso, sua condição é a pluralidade.


Até a próxima Sessão Literária!

Comentários

Dizem que esse livro é bom. O problema é que eu tive uma barreira mental contra ele, e sua respectiva autora, devido à quem me apresentou a ele: Nossa saudosa professora Odila, uma lenda urbana da UDESC de BC. hehe

Abraços

Postagens mais visitadas deste blog

A farra da ministra Matilde com o cartão corporativo

A vitória da internet

Nosso fado mortal e Hannah Arendt