Robôs 'terão inteligência humana em 20 anos', dizem especialistas

Por Helen Briggsda
BBC News

Em 20 anos, os robôs poderão ser tão inteligentes quanto os humanos, segundo projeções de especialistas da Associação Americana para o Avanço da Ciência.
De acordo com os especialistas, reunidos neste fim de semana nos Estados Unidos para discutir os 14 maiores desafios da humanidade neste século, máquinas e humanos poderão “se fundir” num futuro não muito distante.
Para o engenheiro Ray Kurzweil, a humanidade está à beira de avanços antes inimagináveis, como a instalação de robôs minúsculos no cérebro, que o tornariam “mais inteligente e saudável”.
“Nós poderemos ter nanobots (chips) inteligentes que entrariam no cérebro a partir dos vasos capilares e poderão interagir diretamente com nossos neurônios biológicos para melhorar a capacidade de memória, por exemplo”, disse ele, em entrevista à BBC.

“Isso é parte da realidade da nossa civilização”, disse ele.
O engenheiro acredita que em 2029, a humanidade terá os recursos de inteligência artificial necessários “para que máquinas atinjam a inteligência humana, inclusive a inteligência emocional”.
Ray Kurzweil acredita que será possível implantar no cérebro um computador do tamanho de um grão de ervilha para substituir neurônios destruídos pelo Mal de Parkinson.
“A última geração deste implante neural permite que se baixe um software para um computador dentro do cérebro do paciente”, explica ele.
“E isso não é um experimento, já é uma terapia aprovada para o tratamento de Parkinson. Isso significa que o estamos fazendo grandes progressos”.
Para os especialistas, alguns dos grandes desafios para a humanidade neste século incluem a resolução de problemas com fontes de energia alternativa, o desenvolvimento de realidade virtual, e o acesso à água potável.


Fonte: http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2008/02/080216_cerebrosmaquinas_fp.shtml

Comentários

disse…
Ei, eu não quero um chip no meu cérebro, nem dos meus filhos!!

eheheheheheheh
um comentário interessante só pra inaugurar minha participação mais ativa no blog mais legal do Brasil!!!

Beijos para o Gil e Nano
e dane-se o/a Polichinelo...idiota.
Rodrigo Abella disse…
Ueh, Eu não vejo problema algum em colocar uns chipizinhos na cabeça dos meus filhos, hehehe. Que pessoalzinho mais atrasado que comenta esse blog, neh.

Mas sem brincadeira, eu assisti uma palestra desse Ray fazem uns 2 anos e ele é hj um cientista pop star, celebridade more que estuda desde invenções na área de imagens tridimensionais, nano e biotecnologia, geração de energias renováveis, além de prever com cálculos matemáticos e fazendo respectiva série histórica a que velocidade as tecnologias serão lançadas para os próximos anos. É interessante para nós administradores públicos e pessoas preocupadas com o futuro de nossa sociedade, estarmos atentos e em contato com as inovações tecnológicas, pois é dessa evolução científica que muito de nossos problemas sociais, econômicos e ambientais serão resolvidos. Há gente que aposta que todos eles serão. Sera? Esse progesso tecnológico é paradoxal. Ao mesmo tempo que encontra a solução para velhos problemas, novos são criados e ficam os questionamentos a cerca da sustentabilidade de apenas gerar soluções tecnológicas não acompanhadas de um entendimentos maior do homem frente a natureza e aos ecossistemas. Outro questionamento a ser feito é no sentido de analisar onde os investimentos em ciência e tecnologia estão sendo aplicados atualmente e a sua relevância frente aos gargalos sociais. Numa perspectiva de mercado, intessara pesquisar o que trará o maior retorno em menor tempo e não necessariamente o que beneficiará a humanidade a longo prazo. Será possível alinhar os 2 interesses ? Com criatividade e uma visão pluralista de mundo, com certeza.

Parabéns pelo post Gil,
Abs from behind

Postagens mais visitadas deste blog

A farra da ministra Matilde com o cartão corporativo

A vitória da internet

Nosso fado mortal e Hannah Arendt