A vitória da internet

Do Wall Street Journal online:

Yahoo's board plans to reject Microsoft's unsolicited $44.6 billion bid, determining that the offer "massively undervalues" the Web giant.

A incorporação do Yahoo! pela Microsoft significa a vitória da internet. Mostrou que o mais rentável negócio - o M$ Officce - já não perdurará por mais que uma década, não da maneira tradicional. Como será o Officce do futuro? Em ambiente web, acessado pelo navegador. A guinada sem volta, lideranda pelo Google, à produção de softwares abertos e gratuitos em plataforma web significa uma nova dimensão da realidade virtual. Em futuro próximo, bastará o navegador de internet. Todos os programas funcionaram em ambiente virtual, acessíveis em qualquer lugar do mundo, assim como o Gmail, orkut e este blogger.

O que faz do Google o gigante que é? Lembro-me quando era uma pequeno sistema de buscas, cujo único diferencial buscar os textos nas páginas (em vez de meta-tags). À época isto foi genial, mas passados poucos dias Yahoo, Aol e todas as gigantes adotaram seu modelo de robôs farejadores... A experiência do Google, entretanto, foi suficiente para entender que, na internet, serviços pagos encontravam limitações. Como sustentar uma indústria de softwares onlne, que exige tanta inovação, sem cobrar diretamente pelo serviço? A saída foram os anúncios, criativos e dinâmicos, responsáveis hoje por 90% do faturamento do Google. Aí está: neste momento este blog é mais um dos serviços do Google.

O que mais chamou atenção para a oferta da Microsoft foi justamente a posição dos executivos do Google, dizendo que a compra representaria um entrave ao desenvolvimento da internet. Isto porque Microsoft está aproveitando uma fase de crise do Yahoo!. Certamente uniriam os serviços de email e mensagem instatânea. Se a Microsoft não utilizar o potencial Yahoo! para inovar, quem ganha é o Google. Certamente a Microsoft entrará nesta nova era. O vitorioso não é nenhum dos 3 titãs. A vitória é da internet.

Comentários

Leandro Damasio disse…
O Estadão, ao seu estilo, produziu um especial sobre a oferta pela Yahoo! Confiram: http://www.estadao.com.br/interatividade/Multimidia/ShowEspeciais!destaque.action?destaque.idEspeciais=510
Leandro Damasio disse…
PS: Obama foi o vitorioso do dia.

Postagens mais visitadas deste blog

A farra da ministra Matilde com o cartão corporativo

Nosso fado mortal e Hannah Arendt