Educação
O Panorama atual do ensino público da rede municipal de Balneário Camboriú conta com cerda de 12 mil alunos matriculados no ensino fundamental, distribuídos em 20 unidades escolares, e cerca de 4 mil alunos na educação infantil, distribuídos em 22 núcleos.
É fato que a educação municipal tem um posicionamento bom perante aos índices regionais e nacionais, é fato também que o ensino municipal poderia vislumbrar méritos de excelência. Hoje, os encargos sociais e políticos que a educação tem que carregar são inúmeros, portanto, respeitadas as políticas públicas e de governo, se faz necessário criar mecanismos para que o interesse coletivo esteja acima de tudo.
A Lei de Diretrizes e Bases, lei 9.394 de dezembro de 1996 vem instituir as competências quanto a prestação de ensino. Educação infantil e fundamental a cargo dos municípios, ensino médio a cargo do Estado e teoricamente o ensino superior a cargo do governo do estado e/ou governo federal. Dessa forma, não basta criar campos limítrofes de atuação, mas cada esfera através pela sua competência extrapolar formas de parceria e sinergia.
Educação não é só questão de competência, está inserida e insurge de um campo intangível e imensurável, porque é fruto de interações humanas. Portanto, vislumbrar um planejamento estratégico e oportunizar participação é identificar oportunidades, forças, fraquezas e ameaças. É no e com o comportamento humano que se faz educação, não é só um ato político ou social, sobretudo valores e ética que irão perpetuar em cada indivíduo e em conseqüência por toda a sociedade.
Vamos debater a fundo algumas questões como:
- Déficit de vagas em creches
- Creches com horários alternativos
- Ensino Integral
- Gestão das escolas
- Eleição para a escolha dos gestores das escolas
- Grande evasão de estudantes após o término do ensino fundamental
- Pouca oferta de vagas para o ensino médio público
- Ausência de ensino profissionalizante
- Universidades, dentre outros
O que você pensa da educação em nosso município ? O que você sugere ?
“ A boa escolaridade produz bons cidadãos”
Izabella Ferreirinha
É fato que a educação municipal tem um posicionamento bom perante aos índices regionais e nacionais, é fato também que o ensino municipal poderia vislumbrar méritos de excelência. Hoje, os encargos sociais e políticos que a educação tem que carregar são inúmeros, portanto, respeitadas as políticas públicas e de governo, se faz necessário criar mecanismos para que o interesse coletivo esteja acima de tudo.
A Lei de Diretrizes e Bases, lei 9.394 de dezembro de 1996 vem instituir as competências quanto a prestação de ensino. Educação infantil e fundamental a cargo dos municípios, ensino médio a cargo do Estado e teoricamente o ensino superior a cargo do governo do estado e/ou governo federal. Dessa forma, não basta criar campos limítrofes de atuação, mas cada esfera através pela sua competência extrapolar formas de parceria e sinergia.
Educação não é só questão de competência, está inserida e insurge de um campo intangível e imensurável, porque é fruto de interações humanas. Portanto, vislumbrar um planejamento estratégico e oportunizar participação é identificar oportunidades, forças, fraquezas e ameaças. É no e com o comportamento humano que se faz educação, não é só um ato político ou social, sobretudo valores e ética que irão perpetuar em cada indivíduo e em conseqüência por toda a sociedade.
Vamos debater a fundo algumas questões como:
- Déficit de vagas em creches
- Creches com horários alternativos
- Ensino Integral
- Gestão das escolas
- Eleição para a escolha dos gestores das escolas
- Grande evasão de estudantes após o término do ensino fundamental
- Pouca oferta de vagas para o ensino médio público
- Ausência de ensino profissionalizante
- Universidades, dentre outros
O que você pensa da educação em nosso município ? O que você sugere ?
“ A boa escolaridade produz bons cidadãos”
Izabella Ferreirinha
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