A PRÓXIMA ETAPA NA EDUCAÇÃO

As estatísticas do MEC apontam números animadores: 97% de nossas crianças estão nas escolas. Pontos para aqueles que, enfim, trouxeram a educação para o topo das prioridades. Num esforço conjunto, o Governo Federal definiu as metas e os índices começam a aparecer: "quase 100% das crianças na sala de aula".

Mas, passada a euforia dos quantitativos, a qualificação é o próximo passo. Investimos muito em infra-estrutura escolar, temos excelente material didático, demos "salários" para que os pais mandassem os filhos para a escola... Ótimo que tenham pensado nisso! Mas as gestões atuais têm uma nova missão, fazer valer à pena para as crianças o tempo que passam em sala de aula e para a nação; o capital que é ali alocado. Investir na qualidade é a próxima etapa.

A nova briga pela educação é menos eleitoreira, pois tira o foco da construção de novas escolas e o leva para dentro das salas. Essa etapa começa pela atenção a quem está mais apto a qualificar o aprendizado; o professor. Ninguém é tão importante e tão desvalorizado. Essa etapa vai muito além da correção dos vencimentos. A formação de bons cidadãos não se materializa sem bons mestres.

Treinamentos contínuos, cursos, preparação para inserção de conteúdos transversais nas disciplinas - como cidadania e sustentabilidade - assinaturas de revistas especializadas, preparação psico-pedagógica para o relacionamento com as crianças, assistência médica, recompensa para aperfeiçoamento voluntário, espaços para o entendimento da eminência de sua profissão... são algumas ações.
Mas tudo precisa concorrer para que a Escola se torne um lugar onde as crianças gostam de estar e, sobretudo, um espaço que desenvolva uma cidadania melhor do que temos hoje.

Iuana Silva Réus

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A farra da ministra Matilde com o cartão corporativo

A vitória da internet

Nosso fado mortal e Hannah Arendt